O projeto LUTA PELA CAPOEIRA seguiu sua meta no primeiro evento relizado em Limeira

por Roberto Bonomi




Me. Baiano Anzol do Rio de Janeiro que foi o palestrante, à esquerda, jogando com o Me. Bill, convidado de Campinas
photo Roberto Bonomi

A Capoeira, com C maiúsculo, por favor, aconteceu pra valer na Praça do Museu no penúltimo domingo de 2008. Idealizado e realizado pelo Jornal O PIU, o projeto LUTA PELA CAPOEIRA atingiu sua meta durante o dia inteiro, com rodas de Capoeira, debate de intelectuais de várias áreas, exposição de fotografias que estará aberta a visitas do público até dia 15 de Janeiro, na Biblioteca Municipal, visitas ilustres, samba de roda, demonstrações de estilos e práticas, e a entrega de certificados pela participação, tudo isso graças ao apoio da Prefeitura Municipal de Limeira, Secretaria Municipal de Limeira, Biblioteca Municipal de Limeira, SESI, RB Produções e Foto Yamashita.



photo Ivam Higor Duarte de Barbosa

A má informação sobre as origens da Capoeira e sua história foi o destaque do debate propondo uma qualificação maior para o público em geral e seus praticantes mais adeptos, ao invés de um confronto e imposição de formas rígidas.


photo Ivam Higor Duarte de Barbosa

A Capoeira é de origem brasileira, e muitos ainda não sabem disso.
No evento, que contou com a Bibliotecária Alzira Duarte de Barbosa, que foi a proponente do evento, além de grande importância para a realização deste, escolhida como a Madrinha do evento LUTA PELA CAPOEIRA.


Em primeiro plano o Prof. Doutor Ivan Santo Barbosa, Prof. Agusto Lopes (Me. Baiano Anzol) e Roberto Bonomi, Editor do Jornal O PIU, durante a palestra
photo Ivam Higor Duarte de Barbosa

Tivemos a mesa de debates formada pelo Secretário da Cultura Adalberto Pedro Mansur, O Professor Doutor Ivan Santo Barbosa (USP/ UNICAMP), a antropóloga Regina Müller de Campinas, o Mestre de Capoeira e palestrante Professor Augusto José Fascio Lopes, conhecido como Baiano Anzol no meio, representando o COMICIN, Galdino Clemente da ONG Ginga, e Roberto Bonomi, Editor do Jornal O PIU, realizador do evento.



photo Wagner Morente

Tivemos a também a visita de outras cidades além dos representantes dos grupos convidados para as apresentações que foram os Filhos de Bimba, do professor Caverna, e Grupo Cativeiro representado pelo Contra Mestre Martins e seus alunos, que vieram de Ribeirão Preto para prestigiar e enobrecer nossa cidade de Limeira.


O Secretário da Cultura de Limeira, Vossa Senhoria Adalberto Pedro Mansur propôs em seu discurso a manutenção de nossas tradições, sua valorização e muita predisposição para futuras realizações culturais com toda sua competência e organização.

photo Wagner Morente