Como acontecem todos os anos, o Horto Florestal será palco no dia 1º de maio, da “Festa do Trabalhador”, evento destinado às famílias limeirenses e realizado pela Prefeitura de Limeira, através da Secretaria de Turismo e Eventos. O horário para a diversão será das 10h às 17h.
Secretário de Turismo e Eventos, Domingos Furgione Filho espera um grande público no evento: “No ano passado foram mais de 15 mil participantes”. Segundo ele, a Secretaria providenciou atrações para toda a família, com ênfase no trabalhador: “Priorizamos os adultos, com oficinas especialmente voltadas para eles, sem, contudo, esquecer de seus filhos”, disse.
Para a garotada haverá diversos brinquedos como balão pula-pula, piscina de bolinha personalizada, cama elástica, tobogãs infláveis de 7 e 10 metros, batalha de cotonetes, túnel centopéia e quadra de futebol de sabão. A parte musical fica por conta do DJ Freeway, Banda Sunset e Lucas & Ruan, além dos grupos de dança.
Para ajudar a compor o cenário das atrações, as pessoas terão ainda à disposição toda a infra-estrutura do Horto, com pedalinho, arvorismo, minissítio, quiosques com churraqueiras, trilhas para caminhadas, piqueniques e tudo o mais que a imensa área verde do local permitir. Diversos brindes também serão sorteados. “Todas as atrações são gratuitas”, finaliza o secretário. Para mais informaçãoes ligue para a Secretaria Municipal de Turismo e Eventos no fone 19 3495-1350 ou no email turismoeeventos@itelefonica.com.br
COMO TUDO COMEÇOU
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.
Fonte IBGE
Ministério do Trabalho