por VERA CAVINATO
Coordenadora dos Professores da E. E. Brasil
Acreditamos no heroísmo de salvar o planeta do mal que lhe causamos, porém nossas atitudes não são, ainda, compatíveis com nossa crença.
Sonhamos com uma economia sustentável, com o meio ambiente conservado, com florestas preservadas, com rios limpos, mas agimos como se esse assunto não fosse da nossa alçada.
Ecoatitudes – atitudes conscientes e consistentes em relação ao meio ambiente – apresentam dificuldades para serem postas em ação.
Somos livres para agirmos com liberdade, porém esta esbarra na responsabilidade.
1-Pra que usar tantos descartáveis. Eles são práticos? Óbvio que sim. Mas não temos necessidade de entulhar os lixões com copos, pratos, talheres descartáveis.
2-Algumas embalagens são inevitáveis: pets e latas de alumínio. Vamos encaminhá-las para a reciclagem. Muita gente tira seu sustento da venda desses produtos.
3-Pilhas e baterias usadas são demasiadamente cruéis porque apresentam em sua composição metais considerados perigosos à saúde humana e ao meio ambiente como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio.
4-Quantos papéis limpos são inutilizados! Apesar de termos excelente tecnologia na fabricação de papel e as árvores no Brasil serem provenientes de zonas de reflorestamento, não se justifica seu desperdício.
5- Batatas, croquetes, pastéis, bolinho de chuva são deliciosos à mesa, mas devemos cuidar para que não prejudiquem, indiretamente, nosso meio ambiente. Vamos encaminhar o óleo utilizado para uma usina de reaproveitamento.
6-Luzes acesas, ventiladores ligados sem ninguém na sala? Deveria ser punido com multa!
7-Uma torneira pingando não é só irritante. Ela é dispendiosa. É água limpa que está indo para o ralo! Vamos chamar depressinha um encanador e resolver o problema.
8-Ir de carro para o trabalho economiza tempo, concordo. Mas quando saímos a pé ou de bicicleta podemos observar as árvores, as flores, as aves, o céu, sentir a brisa no rosto, fortalecer os ossos com os raios de sol, respirar fundo, fortalecer os músculos.
9-Todos apreciam as árvores: produzem frutos, flores, dão sombra, refrescam e, acima de tudo, enfeitam a cidade. Mas quantas pessoas plantam e cuidam de uma em frente de sua casa?
10-Sejamos racionais e criteriosos no manejo de tudo o que nos cerca: animais, plantas, energia, matéria prima, recursos naturais. As gerações futuras poderão nos perdoar.
Agora que tomamos consciência do grande engano que cometemos, vamos assumir nossa culpa e, de alguma forma, nos retratarmos. Não existem outros culpados!