Logo da Copa 2014 é divulgada e gera polêmica

por VILAGE MARCAS e PATENTES
Assessoria de Imprensa


fonte: www.oami.europa.eu


Após várias agências oferecerem propostas e um grupo de notáveis escolher a vencedora entre as sete opções, a logomarca da Copa de 2014 foi divulgada há algumas semanas e já trouxe polêmicas. Uma delas foi o fato de a palavra BRAZIL vir escrita com “Z”. Participaram da eleição, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da Fifa, Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o designer Hans Donner.
Como todo bom brasileiro, muitos deram suas opiniões, negativas e positivas, sobre as cores verde, amarela e vermelho (não autorizadas à publicação), os significados das mãos que abraçam a taça, etc. É como a escalação da seleção, impossível agradar a todos. Somente alguns privilegiados é que tem a chance de dar a sua opinião “oficial”.
No dia 8 de julho, em um teatro na Mandela Square, em Joanesburgo, a Fifa fará o anúncio oficial da logomarca de 2014. O desenho estará nas camisas de todas as seleções que participarão das eliminatórias e da Copa realizada no Brasil. A logomarca foi registrada pela Fifa no OHMI (Office of Harmonization for the Internal Market – Escritório de Marcas e Registro de Design da União Europeia) no dia 29 de março deste ano. É muito provável que a entidade faça o registro da marca também em outros países, para inibir a cópia e a pirataria – o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) brasileiro com certeza será o próximo a receber um pedido de registro da Fifa.
E isto é só o começo. A partir de 12 de julho, um dia após a final da Copa na África do Sul, o mundo passará a respirar a Copa de 2014 no Brasil e esta imagem ainda será muito vista em vários eventos associados ao futebol.
A Vilage Marcas e Patentes, que faz parte da construção de muitas marcas bem sucedidas no Brasil e Exterior, está atenta aos eventos de grande porte, e divulgará mais informações sobre a Copa de 2014 em seu blog (blog.vilage.com.br).
Proteger-se e garantir que uma logomarca seja exclusiva, não é só para grandes instituições. Este é apenas um exemplo de como uma única marca pode chegar a inúmeros países e representar com excelência uma empresa no mercado mundial.