A Mãe Natureza

por MAURO FAGOTTI
Engenheiro Agrônomo

Desenho de Fredy Villamil_Cuba

Desde criança pequena, criada em convívio a sítios e fazendas, percebo nossa unidade com a grande mãe Terra em que vivemos. Dela provem tudo ou quase tudo para a vida do ser humano ser possível, e mais ainda, ser possível a vida nas cidades, sendo que a população urbana mundial somente ultrapassou a população rural em fevereiro de 2009.
Já pensou que para nos vestirmos usamos, na grande maioria das roupas, o algodão que teve origem na propriedade rural, no café da manhã devemos agradecer sempre aos agricultores que com coragem e parceria com a terra, nos proporciona os grãos do café, o trigo para o pão, o leite, a laranja para o suco como também outras frutas. Para andarmos de carro, o ferro que se transforma em aço, o pneu que se faz com grande porcentagem de borracha natural vinda da Seringueira, da qual um grande número de propriedades a cultivam para este fim, e muito mais.
E que força e paciência esta Mãe Natureza tem, com o inconseqüente descaso do ser humano ao aceitar a poluição de um rio que, por exemplo, sai podre de São Paulo, e a apenas 300 km de distancia percorridos já se torna cheio de peixes e com muita vida novamente, como o Rio Tietê.
Como já vimos e lemos sobre outros países, rios que antes também eram muito poluídos hoje são usados para esportes e lazer dentro de grandes centros urbanos, como o Rio Sena em Paris, o Rio Tamisa na Inglaterra, o Rio Reno pelo norte da Europa passando por vários países, o Rio Yarra em Melbourne na Austrália.
Com estes exemplos fica claro e possível entender que devemos dar graças todos os dias pela vida ainda ser ainda possível na terra, com a benevolência da mais caridosa de todas as Mães. Mas como toda mãe que ama seus filhos e quer educá-los, teremos que aceitar as “crises” impostas por nós mesmos, além das catástrofes naturais, para que mudemos a nossa consciência e modo de agir e consumir, pois outras crises virão. Espero podermos tirar proveito disso tudo, e aprendermos a e aproveitarmos as oportunidades sustentáveis que são tão mal usadas hoje.
Assim peço-lhe leitor, como um amante da Natureza e da Terra, que simplesmente pense na sua vida, sendo você mesmo um elo da Natureza, e que sem o respeito e exploração sustentável, sucumbiremos.