Civismo se aprende na escola, sim senhor!!!


photo Vera Cavinato
O civismo é um sentimento que deve ser semeado a todo instante e permear todos os atos públicos assim como todos os atos do homem público. Devemos aprender desde muito cedo a cultivar o amor e o respeito aos Símbolos Nacionais e em especial à Bandeira Nacional.
A escola é o local mais apropriado para essa lição, para esse aprendizado. É na escola que se forma o verdadeiro caráter do homem civilizado, do homem comunitário, do homem cristão. Segue texto de Juliano:

Símbolo de Cidadania
Quem é que nunca se emocionou ao ver nossa bandeira sobre os ombros de um jogador, vibrando de alegria ao conquistar uma vitória? Quem é que nunca se comoveu ao ver uma mãe chorando a morte de um filho que recebe como homenagem a bandeira nacional sobre seu caixão, por ter dedicado sua vida inteira pela segurança nacional?
A bandeira é, sem dúvida, o símbolo mais importante de nosso país. É a representação, não só para mim, mas também para todos os brasileiros, de democracia, cidadania, luta, vitória e paz.
Recentemente li uma reportagem da revista “Isto é”, que moradores da favela Chapéu Mangueira (RJ) pintaram a bandeira brasileira sem o lema “ORDEM E PROGRESSO”, me levando a refletir que essa falta parece comprovar que ali Ordem e Progresso ainda não estão presentes, e o mais importante é que a bandeira, mesmo sem esse lema, desperta nesses moradores o desejo de lutar pelos seus direitos.
Acredito que, ao olhar para nossa bandeira, todos os brasileiros devam se encher de virtudes cívicas, pois esta imagem é capaz de suscitar em nós o espírito democrático, o respeito às leis, o desejo de trabalhar pelo bem comum e a ter, principalmente, amor pela Pátria. Não importa o lugar: nas escolas, nas prefeituras, no Palácio da República ou até mesmo nas igrejas, a Bandeira Nacional sempre será importante, imponente e merecedora de um lugar de honra.
Espero que um dia os moradores do Chapéu Mangueira possam terminar a pintura daquela bandeira e que ela seja, efetivamente, para todos os cidadãos, a imagem de nossas riquezas minerais, de nossas florestas exuberantes, do nosso céu azul, de nossa Paz! E que, mesmo havendo tantas injustiças sociais em posso país, ela possa continuar tremulando em seu mastro, nos lembrando que, com respeito, poderemos alcançar a ORDEM e que, somente através da educação, atingiremos o PROGRESSO!
Redação do aluno Juliano Araújo aluno da professora Carla Keller P. A. Barrel, vencedora do concuro Taba do Brasil – A importância da Bandeira nacional.