Carta ao Prefeito Silvio Felix

por ROBERTO BONOMI
Editor do Jornal O PIU e
Idealizador do Salão de Humor de Limeira


Caríssimo Prefeito de Limeira Sr Silvio Felix, como vai?!
Esperamos sinceramente que Vossa Excelência esteja passando muito bem!
Gostaríamos de aproveitar o ensejo desta humilde missiva e apelo que vos encaminho, dizendo e parabenizando seu mandato como Chefe da Casa do Povo, conhecida por muitos como Paço Municipal, ou mais popularmente como a Prefeitura Municipal de nossa querida e estimada cidade de Limeira.
Então vos é necessário um elogio e um agradecimento sincero em sentido a todas as obras de melhoria para ampliação de nossas estradas e nossos canteiros, o embelezamento de nossa cidade. A revitalização de prédios históricos, a manutenção das guias e ampliação para deficientes, nosso ribeirão Tatu que teve seu apoio e agora respira feliz (publicamos foto na edição de abril de 2009), o vigor e entusiasmo de sua gestão.
Gostaríamos de registrar que o Jornal O PIU, agradece em nome da população de Limeira, todo seu empreendedorismo que vem trazendo benefícios para nossa cidade. Lembro-me muito bem de quando chegava à entrada de Limeira, onde encontramos as Mega Multinacionais ali estabelecidas, e me sentia mal pelo pouco cuidado que era dispensado em nossa passagem em direção aos nossos lares e entre outros afazeres na vida cívica de Limeira.
Agora quando chego aqui digo com palavras em voz alta ”Que Deus abençoe estes homens que trabalham por nossa cidade com afinco e dinamismo!”.
Realmente Limeira mudou, e mudou para melhor. Não é difícil ouvir nas ruas o povo falando e elogiando Vossa Excelência Silvio Felix e as grandes melhorias que trouxe para Limeira. O Prefeito mais votado da história limeirense. Sabemos também que este é um plano antigo de Vossa estimada pessoa, que agora em seu segundo mandato consegue por em prática vigorosamente.
Gostaríamos de lembrá-lo também, dentro de nossa área, Cultura, Arte, além de um jornalismo que visa engrandecer Limeira, incentivo à educação e os bons costumes, estamos, não possivelmente tão realizados e satisfeitos como Vossa Excelência, quiçá por não ter uma equipe tão valiosa ao nosso lado (diretamente falando, pois temos colaboradores e parceiros do mais alto nível, fundamentais para nosso trabalho) , quiçá por falta de investimentos, mas seguindo em frente com muita garra e também com muito apoio de milhares de cidadãos limeirenses, e de outros muitos lugares, onde a parceria Prefeitura/ Jornal O PIU só traz benefícios para todos. Para citar um bom exemplo gostaríamos de lembrá-lo que em nossa última e 5ª edição do Salão de Humor de Limeira em 2009, tivemos a participação de 33 (trinta e três) países do mundo e 16 estados brasileiros, totalizando mais de 1.300 (isso mesmo, mil e trezentos) trabalhos inscritos. Não é de admirar que para chegar até este ponto nosso esforço foi tremendo e incalculável. Nossa Comissão Organizadora, publicada em abril de 2009, contou com a participação do Senhor Domingos Furgione Filho, Secretário de Turismo e Eventos, que aceitou nosso convite para Vice-Presidente de nossa Comissão Organizadora.
Nossa Comissão Premiadora, da qual Vossa Excelência estava incluso em primeira instância, como manda o protocolo, e do qual fizemos o convite publico para sua participação, em nosso editorial, publicado na mesma edição do Jornal O PIU em abril de 2009, com 6 meses de antecedência do evento para setembro ( mas sabemos de sua agenda ocupada de outros compromissos importantes, portanto não pode estar presente) que foi representado por Vossa Senhoria o estimado Dr. Siddhartha Carneiro Leão, Secretário de Segurança Pública de Limeira que aceitou nosso convite a ser membro da Comissão Premiadora, da qual a presença muito nos lisonjeou e prestigiou no evento no dia da inauguração, dia 9 de setembro de 2009. Isso só para citar alguns excelentes exemplos, e nossa gratidão, em poder tê-los neste grande evento que se tornou o Salão de Humor de Limeira idealizado, realizado e produzido pelo Jornal O PIU.
Este apoio moral, que não faz milagres, mas entendemos que Vossa ilustre pessoa, quer ver resultados antes de, falando com uso ao jargão popular “ponha a mão no bolso”. Afinal este dinheiro pleiteado, dinheiro público que Vossa Excelência administra com sua equipe, é para o bem estar da cidadania e da ordem, além favorecer as áreas, principalmente áreas de suas Secretarias (devido à importância de suas representações, como por exemplo, a Secretaria da Cultura) formadas com pessoas, como, por exemplo, os dois Senhores citados acima que são de sua máxima confiança e competência.
Pois não é que algo está nos afligindo deveras, e gostaríamos de compartilhar com Vossa estimada Excelência a questão. Tivemos para esta última edição, não só o apoio da Prefeitura de Limeira, mas também de três Secretarias Municipais que estavam gravadas com seus logotipos em nosso cartaz, nosso Jornal, outros Jornais de extrema importância de nossa cidade, em nosso blog, responsável pela descoberta do mundo e de sua atenção para nosso evento. Está divulgação também se deve aos nossos amigos do meio artístico que foram de fundamental importância, para a vinda de mais artistas, brilhantes e competentes mundo afora, além de nossos irmãos talentosos brasileiros. Queremos frisar e agradecer, dividir o sucesso, por toda esta atenção e confiança em nosso digno e esforçado trabalho.
Vossa excelência, como um homem justo e de muita fé, sabemos praticante e presente na Igreja como Evangélico que é, e muito estimado por sua paróquia, entende os sacrifícios que fazemos em nome de nossa cidade e das bem feitorias que trazemos para ela, sim, pois Vossa pessoa nos é um exemplo de empreendedor e fazemos todo o possível para seguir este exemplo.
Pois então acontece o seguinte. Em conversas informais que tive com Vossa Excelência, a primeira em Maio de 2009, onde nos encontramos na Rua Santa Cruz e falamos rapidamente sobre o apoio do Salão de Humor de Limeira, do qual, Vossa Excelência nos foi e atencioso, garantindo seu apoio em nosso evento.
Depois, já em outubro, dia 6, conversamos também quando o grande artista Ziraldo esteve visitando nossa cidade, e mais uma vez reforçamos este apoio que já estava em momento crítico, já que nos faltava recursos elementares para a finalização e compromissos admitidos por nossa confiança em diversos setores contando com sua palavra dada e comprometida. Lembro-me que anotou nosso telefone com a ajuda de sua Secretária muito prestativa. Ziraldo até comentou vendo minha preocupação “Não se preocupe Roberto, o Prefeito Silvio é um cara bacana, escritor deste belo livro (mostrou o livro em suas mãos de autoria de Silvio Felix) e obviamente vai apoiar este evento tão bem sucedido que só mostra mais uma boa ação em seu mandato e deixa seu nome na história da Cultura e das Artes de Limeira...”. Fiquei muito feliz com este consolo e mais uma vez acreditei!
Ai, quando nos encontramos novamente, na inauguração de um departamento ligado à Cultura, em novembro, na Secretaria Municipal da Cultura, Vossa estimada Excelência, muito educado e atencioso, nos reforçou o apoio e nos cumprimentou pelo belo trabalho, nos endereçando à Secretaria da Cultura para que pudéssemos então, ter o devido apoio pois já havia autorizado este apoio. Pediu-nos que levasse o orçamento, que foi protocolado na mesma Secretaria, o que fizemos de pronto. Infelizmente, a pessoa competente à Secretaria da Cultura não foi capaz de atender nossas necessidades, conforme Vossa Excelência nos havia nos dirigido e indicado, e até os dias de hoje, em janeiro de 2010, ainda não fomos atendidos.
Queremos reforçar que estamos, dentro de seu governo, fazendo a parceria por 5 (cinco) anos consecutivos, e divulgamos a Prefeitura de Limeira como grande parceira da Cultura e das Artes, e dos esforços voltados para esta área.
Agora o que está acontecendo é a cobrança dos artistas que não receberam seus devidos prêmios após quase seis meses após a inauguração em setembro do evento.
Um grande amigo meu me disse: “Roberto, mas o Prefeito não assinou nada, não pode cobrá-lo...” e eu respondi tranquilamente e com firmeza “Acredito e confio na palavra do Prefeito de Limeira Vossa Excelência o Senhor Silvio Feliz, um homem de palavra e respeito”.
Outro amigo meu chegou a escrever uma carta de próprio punho literalmente aclamando a maior atenção ao nosso evento e aos nossos esforços como produtores da Cultura sendo artistas que somos.
Para terminar queremos deixar em evidência que até os prêmios, elaborados com muito custo, de matérias nobres, com o apoio do setor privado, feitos os troféus em aço inox de melhor qualidade, tratados e trabalhados por vários profissionais, nosso certificados que são feitos com muito esmero, nossa publicação a edição de setembro de 2009 que foi publicada em preto e branco com apenas 1000 exemplares, pois não tivemos fôlego (dinheiro) para sustentar todo o empenho comprometido.
Sabemos que Vossa excelência tem muitos afazeres e muitas coisas importantes, além de nosso evento e nossas boas intenções de promover a Cultura, a Arte, a Educação em prol do município, como é seu dever, estimulando diversos aspectos nestas áreas, com o reforço de nossa humilde publicação o Jornal O PIU, em nossa querida e amada cidade de Limeira.
Esperamos que agora neste ano de 2010 que começa, consigamos colocar em ordem nosso Salão de Humor de 2009, e finalmente enviar os troféus e prêmios para os mais longínquos e distantes cantos do mundo, que conquistamos, também, graças ao apoio moral, e o profissionalismo das pessoas citadas acima de sua Prefeitura.
Agora aguardamos sua posição, já que inúmeras vezes nos dirigimos à Prefeitura em busca de uma audiência com Vossa Excelência, após termos falado com sua equipe diversas vezes, enfim após esforços mil em vão para a conclusão de NOSSO evento de 2009, para que possamos começar com o pé direito o trabalho em prol do VI SALÃO DE HUMOR DE LIMEIRA agora em 2010, e novamente, com apoio devido da Prefeitura Municipal de Limeira, mais consistente e estruturado, é claro, mostrar a raça do povo limeirense, suas grandes conquistas e parcerias, e demonstrar mais uma vez o grande homem que temos em dos encargos mais importante de nossa cidade, Vossa Excelência, o Senhor Prefeito da cidade de Limeira, Silvio Felix.