La statua parla

por GALILEO UBRICO
(É italiano morador de nossa querida
Limeirinha há muito tempo...)

Buon giorno, amico. Espero que tutti, se non esteja jóia, esteja ao menos bijuteria com te. Chi non va bene è nostra città. La vita qui me anda lenta. Certo dia, io estava na praça, coçando os dedão com as bengala, e me pareceu que tutti ao redor me estava parado: as gente parada, os carro parado, as loja vazia... Quase que io entrei em pânico. Ma aí um pombo me cagou na calva e io percebi que as cosa continuava se mexendo, só que no ritmo de Limeira...
Só os pombo me produz em ritmo acelerado nesta città – o resto de noi è tutti estátua. La vita qui me anda montada em mula. Ma questa città também me tem boa notícia. Finalmente, Limeira tem um aeroporto com boa infra-estrutura: ele me foi inaugurado no último domingo na Praça Toledo Barros — fica na careca do signore Giuseppe Peloso...
Os mosquito de Campinas até me desvia pra poder usar o aeroporto de Limeira. Estão até com medo de caos aéreo na praça, ma non tem perchè... Tutta la gente sabe que o que non me falta na praça è aeroporto de mosquito. Per hoje, questo è tutti. Buon pomeriggo, amico. E attenzione, perchè nem tutti que reluz è apenas jóia folheada.