CAPA de dezembro de 2009 #62

arte final da capa de dezembro de 2009 por Fredy Villamil


Desenho do grande artista cubano Fredy Villamil, especialmente para a capa de dezembro de 2009. Fredy enviou o desenho de Cuba, onde mora, feito a partir de fotos da Gruta na Pça Toledo de Barros enviadas por nossa redação. Fredy também foi um dos artistas premiados em nosso V Salão de Humor de Limeira. Obrigado caro artista!!

PORTA RETRATO

photo Durval da Cunha
Assembléia Geral formada em frente à antiga sede da Associação Comercial de Limeira (ACIL), em 1981, para a decisão da construção do novo prédio. O início das obras começou em abril de 1983 e sua inauguração foi no dia 27 de novembro de 1984, que existe até os dias de hoje. Arquivo ACIL

Presepe di Natale_editorial dezembro de 2009

por GALILEO UBRICO
(É italiano morador de nossa querida
Limeirinha há muito tempo...)


Certo dia, Babbo Natale, vostro Papai Noel, me encontra Gesù Cristo in un boteco di Limeira. Poliglota, os due falam in limeirês. Enquanto Gesù Signor Nostro busca una cerveja, o bom velhinho, me suando por tutto os poro, tenta acomodar as banha na cadeira de lata. Sorridente, Noel fala que os negócio vão muito bene neste Natal. Cristo faz careta e diz que non está tão satisfeito assim con vostri filho.
Babbo se gaba de seus investimento in publicidade e da modernização di sua linha di produção. Gargalha contando come se livrou do Sindicato dos duende. Diz que bem poderia si aposentar hoje e viver só com os copyrights. Gesù ouve complacente, perché já me desistiu de reivindicar os direito natalino.
Cristo sabe que vostri irmão si esqueceram de que a data deveria ser lembrada para celebrar o nascimento di Gesù Bambino, e non para me ir às compra. Il Messia se entristece e admite que os homem só me usa vostro nome quando convêm, sem perceber que, para satisfazer il figlio di Dio, eles só me precisavam dar ouvido a Ele.
Falando della città in che eles estão, Babbo Natale tenta consolar o amico. Afinal, in Limeira, tem una igreja in tutto quanto è canto, ma qui ninguém me constrói chaminé nem me pendura meia na janela. Ma Cristo logo diz che in tutte as vitrine e cartão de Natal só vê Papai Noel...
Santa Claus, já incomodado com a conversa, toma un último gole de cerveja e si oferece para pagar. Então, antes che Gesù possa negar, Babbo atira un maço de dólar na mesa, si despede e sai bonachão, me rindo pelas calçada.

Bíblia, mensagem de Deus

por JOÃO RENATO ALVES PEREIRA


Como homem de fé e estudioso da Palavra de DEUS, coleciono exemplares de Bíblias, com traduções diferentes como forma de aprofundar no conhecimento, que entendo ser fundamental para minha vida e para a vida de minha família. Sendo DEUS o Princípio e o Fim, o Pai, com Jesus Cristo e o Espírito Santo, constituindo a Santíssima Trindade é onde a minha vida acontece.
As chamadas Bíblias de Estudo, que no rodapé explicam trechos referidos, dão uma visão de acordo com a teologia que praticam, divergindo portanto umas das outras, nas tentativas de explicações, ajudando o leitor à reflexão e a caminhada espiritual.
As traduções também têm palavras diferentes, modificando às vezes o próprio sentido ou dificultando o entendimento, daí a necessidade de buscar diferentes traduções para auxiliar na compreensão do texto.
Na verdade a Palavra de DEUS me motiva à leitura e oração. Como por exemplo, o Livro dos Salmos, que aos domingos, desde 1994 leio e oro os 150 Salmos sempre entendendo uma Mensagem de DEUS, para o momento da minha vida.
O Livro, que considero mais difícil de compreender é o da Revelação, adaptada à denominação do grego para o português como Apocalipse. Tenho me envolvido com o tema há mais de 10 anos.
Inspira-me muitíssimo e recomendo a Oração de Habacuc, do livro de Habacuc e a Canção de Azarias do Livro de Daniel.

A Associação Comercial e Industrial de Limeira Comemora 76 anos de vida! Parabéns ACIL!!


photos Roberto Bonomi
A ACIL comemora seus 76 anos de vida com muito orgulho. São anos de prestação de serviço para o desenvolvimento do comércio e indústria de nossa cidade, além de questões culturais, educacionais, e em diversos ramos e atividades de nossa cidade. Este ano com a reforma da sede, muitos eventos e comemorações importantes todos percebem as novas conquistas e mudanças para melhor que contam com o empreendedorismo de seu Presidente, reeleito no dia da comemoração, Reinaldo Bastelli que muito tem se empenhado e faz jus a mais um novo mandato. Desejamos que esta grande e bem sucedida Associação perdure por muitos e muitos anos trazendo desenvolvimento e benefícios para todos os Limeirenses, honrando com sua firmeza os compromissos de hoje, de agora e do amanhã.

REFLEXÃO PARA O NATAL


Kotrha Lubomir_ESLOVÁQUIA
PREMIADO NO V SALÃO DE HUMOR DE LIMEIRA

SILÊNCIO por MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Pintura de Roerich Star of the Hero, enviada por Faustina


Silêncio é mansidão
Quando você não defende a si mesmo contra as ofensas
Quando você não chama por seus direitos
Quando você deixa Deus defendê-lo
Silêncio é mansidão...

Silêncio é misericórdia...
Quando você não revela a outros a falta de seus irmãos
Quando você prontamente perdoa, sem remexer o passado
Quando você não julga, mas ora em seu coração
Silêncio é miserióordia...

Silêncio é paciência
Quando você aceita sofrimentos sem reclamar, alegremente
Quando você não se torna muito excitado
Mas espera, com paciência, que a semente germine
Silêncio é paciência...

Silêncio é humildade
Quando não há competição
Quando você cosidera a outra pessoa melhor do que você
Quando deixa seu irmão brotar, crescer e amadurecer
Quando você, alegremente, abandona tudo no Senhor
Quando as suas ações podem ser mal interpretadas
Quando você deixa para outros a glória da recompensa
Siêncio é humildade...

Silêncio é fé
Quando você guarda silêncio porque sabe que o Senhor agirá
Quando você renuncia à voz do mundo para manter-se na presença do Senhor
Quando você não se esforça para ser entendido
Porque é suficiente para você saber que o Senhor entende
Silêncio é fé...

Silêncio é adoração
Quando você abraça a cruz sem perguntar “por quê”
Silêncio é adoração...

O Pasquim [3/4]

...o interesse, mas durante todo o período em que a equipe esteve encarcerada - até fevereiro de 1971 - o Pasquim foi mantido sob a editoria de Millôr Fernandes (que escapara à prisão), com colaborações de Chico Buarque, Antônio Callado, Rubem Fonseca, Odete Lara, Gláuber Rocha e diversos intelectuais cariocas.
As prisões continuariam nos anos seguintes, e na década de 80 bancas que vendiam jornais alternativos como o Pasquim passaram a ser alvo de atentados a bomba. Aproximadamente metade dos pontos de venda decidiu não mais repassar a publicação, temendo ameaças. Era o início do fim para o Pasquim.
O jornal ainda sobreviviveria à abertura política de 1985, mesmo com o surgimento de inúmeros jornais de oposição e de novos conceitos de humor (Hubert, Reinaldo e Cláudio Paiva, egressos do Pasquim, fundaram O Planeta Diário). Graças aos esforços de Jaguar, o único da equipe original a permanecer no Pasquim, o semanário continuaria ativo até a década de 90. A última edição, de número 1.072, foi publicada em 11 de novembro de 1991. Mas antes, no carnaval carioca de 1990 toda a equipe do Pasquim foi homenageada pela escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz com o enredo “Os Heróis da Resistência”. Continua na próxima edição.

Civismo se aprende na escola, sim senhor!!!


photo Vera Cavinato
O civismo é um sentimento que deve ser semeado a todo instante e permear todos os atos públicos assim como todos os atos do homem público. Devemos aprender desde muito cedo a cultivar o amor e o respeito aos Símbolos Nacionais e em especial à Bandeira Nacional.
A escola é o local mais apropriado para essa lição, para esse aprendizado. É na escola que se forma o verdadeiro caráter do homem civilizado, do homem comunitário, do homem cristão. Segue texto de Juliano:

Símbolo de Cidadania
Quem é que nunca se emocionou ao ver nossa bandeira sobre os ombros de um jogador, vibrando de alegria ao conquistar uma vitória? Quem é que nunca se comoveu ao ver uma mãe chorando a morte de um filho que recebe como homenagem a bandeira nacional sobre seu caixão, por ter dedicado sua vida inteira pela segurança nacional?
A bandeira é, sem dúvida, o símbolo mais importante de nosso país. É a representação, não só para mim, mas também para todos os brasileiros, de democracia, cidadania, luta, vitória e paz.
Recentemente li uma reportagem da revista “Isto é”, que moradores da favela Chapéu Mangueira (RJ) pintaram a bandeira brasileira sem o lema “ORDEM E PROGRESSO”, me levando a refletir que essa falta parece comprovar que ali Ordem e Progresso ainda não estão presentes, e o mais importante é que a bandeira, mesmo sem esse lema, desperta nesses moradores o desejo de lutar pelos seus direitos.
Acredito que, ao olhar para nossa bandeira, todos os brasileiros devam se encher de virtudes cívicas, pois esta imagem é capaz de suscitar em nós o espírito democrático, o respeito às leis, o desejo de trabalhar pelo bem comum e a ter, principalmente, amor pela Pátria. Não importa o lugar: nas escolas, nas prefeituras, no Palácio da República ou até mesmo nas igrejas, a Bandeira Nacional sempre será importante, imponente e merecedora de um lugar de honra.
Espero que um dia os moradores do Chapéu Mangueira possam terminar a pintura daquela bandeira e que ela seja, efetivamente, para todos os cidadãos, a imagem de nossas riquezas minerais, de nossas florestas exuberantes, do nosso céu azul, de nossa Paz! E que, mesmo havendo tantas injustiças sociais em posso país, ela possa continuar tremulando em seu mastro, nos lembrando que, com respeito, poderemos alcançar a ORDEM e que, somente através da educação, atingiremos o PROGRESSO!
Redação do aluno Juliano Araújo aluno da professora Carla Keller P. A. Barrel, vencedora do concuro Taba do Brasil – A importância da Bandeira nacional.

TONHÃO FRANGO NA BRASA


Tonhão Frango na Brasa oferece os mais variados cardá´pios para quem quer uma comida deliciosa e bem temperadinha. Você pode pedri pelo telefone costelão, cupim, pernil, paleta, medalão de frango e de pernil (que são uma delícia!!!), e ainda com o serviço de DISK ENTREGA no horário do almoço. Caso queria montar seu prato o Tonhão também atende com muitas opção ao seu dispor. A sugestão do Jornal O PIU é o feijão com arroz e churrasco mixto que acompanha uma salada deliciosa. Prove e comprove nos fones: 3444 3130 e 9713 2025

Usina Iracema em tradicional encontro anual com a imprensa

por ASSESSORIA DE IMPRENSA DO GRUPO SÃO MARTINHO
A Usina Iracema realizou dia 03 de dezembro o tradicional encontro anual com a imprensa da região de Limeira. O evento “Encontro In Concert”, realizado no Limeira Clube, teve apresentação da renomada Orquestra Tupã – The Big Band e da cantora lírica com carreira internacional, Andreia Sicchiero. O encontro promoveu a integração e o relacionamento com os profissionais da imprensa dos principais veículos de cidades como Limeira, Iracemápolis, Rio Claro, Araras, Piracicaba, Americana, Cordeirópolis e Santa Bárbara do Oeste. Como todo ano foi um grande sucesso


O presidente do Conselho de Administração do Grupo São Martinho, João Guilherme Sabino Ometto, discursa na abertura do evento
photo Fernando Batistini


Farid Zaine e Elza Tank dão show no Salão de Dança do Limeira Club
photo Roberto Bonomi

CAPA novembro de 2009 # 61

photo escolhida para a capa de novembro de 2009

arte final da capa de novembro de 2009

por Roberto Bonomi

editorial 61_nov09

Nossa edição está repleta de novidades e notícias que com certeza vão interessar nosso leitor. Deixamos as belas e profundas palavras do querido e estimado Jornalista Roberto Paulino (In memoriam), que agora está em um lindo lugar, com Ele! Roberto Pulino, além Comendador da Ordem da Imperatriz Leopoldina, exerceu dentro e fora de sua profissão de Jornalista muitas funções importantes de nossa sociedade. Belas palavras e belos exemplos nos deixa.

Shirley_01

Porta Retrato


Vanderley Moretto com uniforme típico da E.E. Brasil de Limeira. Percebemos o cuidado e a preocupação com os detalhes na época, em 1952. Arquivo E.E. Brasil

Quem é Ele

por ROBERTO PAULINO
DE ARAUJO (In Memoriam)

Quando no teu caminho encontrares pedra e obstáculos e a tua frente enxergares o fantasma da dúvida.
Quando o teu cérebro estiver povoado de idéias confusas e tua mente tiver dificuldades de distinguir entre o bem e o mal.
Se o fardo parecer demasiado pesado para tuas forças e se um dia vacilares no momento de vacilares no momento de fazeres justiça, faltando-te coragem e sobrando-te incerteza.
Se na hora da busca da verdade tu te encontrares em meio à escuridão, quando estiveres débil, precisando ter forças, inseguro, necessitando possuir confiança, indeciso, quando te pedem resolução, não te desesperes.
Não te acanhes. Pede a ele que te fale.
Ouça-o atentamente, bebendo suas palavras. Olha nos olhos dele, fixa nas marcas do seu rosto, no seu sorriso, aceita a mão que ele te oferece.
Volta, depois, tranqüilo.
A coragem, a força, a segurança, a decisão, a fé e a luz, a firmeza, a bênção, irão contigo. Age como te ensina. Se acertares, ele te glorificará, se um dia errares, por ele serás perdoado.

Ele é teu Pai.

Hípica de Limeira promete campeões

A Amazona Luiza Senra mostra como é dócil e prazeiroso a companhia de um cavalo. Venha conhecer a Hípica de Limeira e se encante com os animais!!
photo Roberto Bonomi


por LUCIA COURA
colaboradora para reportagem local


Equipe da Hípica de Limeira leva bastante esperança para a última etapa do Campeonato Brasileiro de Hipismo que acontece no próximo dia 22 de novembro em Ribeirão Preto.
Treinos diários sob o comando do instrutor Gustavo Giovanini fizeram com que os atletas possam partir com tranqüilidade para esta que será a última prova do ano de 2009. Gustavo acredita que o potencial da equipe está aumentando a cada dia e que o esporte só tem a crescer na cidade.
Hoje a Hípica de Limeira conta com mais de 50 alunos e pode mostrar o seu potencial na IV Etapa do Campeonato Interno que ocorreu dia 08.11.2009, onde foram disputadas seis categorias com 43 participantes entre cavaleiros e amazonas. Foram disputadas provas nas categorias Tambor, Percurso, Categoria Escola, Estreante, Preliminar e Nível 1.
Na Categoria escola a Hípica de Limeira tem fortes representantes e conta como a amazonas Nathalia Duarte e Aryane Luccas Rosa, na Categoria Estreante Diego Firmino Chaves e Luiza Senra fazem brilhantemente a representação da equipe, na categoria Preliminar o destaque é a Cris Pacheco.
Estarão ainda em Ribeirão Preto com grande potencial as amazonas: Noá Silva Marchi, Marina Negrucci, Luiza Coura, Luana Senra, Lara Potechi, Ana Julia Porcena, Beatyriz Senra Casimiro, Maria Julia Sato, Sophia Sossiate, entre outras. Graças a estas amazonas a Hípica de Limeira vem sendo representada de uma forma excelente trazendo bons resultados para a cidade de Limeira.

Consciência Negra para todos

Nesta sexta-feira, 20 de novembro, celebramos o Dia da Consciência Negra. A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e relembra o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, que atuou como um símbolo da resistência do negro à escravidão.
É importante lembrar que esta cosnciência é de todos para o bem de todos. Salve Zumbi!
Na foto Me João Grande, que mora em Nova Iorque, ensina aluno japonês a jogar Capoeira.


photo Roberto Bonomi

Pasquim [2/4]

Com o tempo figuras de destaque na imprensa brasileira, como Ziraldo, Millôr, Prósperi, Claudius e Fortuna, se juntaram ao time, e a primeira edição finalmente saiu em 26 de junho de 1969.
Além de um grupo fixo de jornalistas, a publicação contava com a colaboração de nomes como Henfil (que não participara da fundação do jornal por ter brigado anteriormente com os cartunistas mais “velhos” como Ziraldo e Claudius na discussão de um projeto anterior), Paulo Francis, Ivan Lessa, Carlos Leonam e Sérgio Augusto, e também dos colaboradores eventuais Ruy Castro e Fausto Wolff. Como símbolo do jornal foi criado o ratinho Sig (de Sigmund Freud), desenhado por Jaguar, baseado na anedota da época que dizia que “...se Deus havia criado o sexo, Freud criou a sacanagem”.
No fim da década de 1960, em função de uma entrevista polêmica com Leila Diniz, foi instaurada a censura prévia aos meios de comunicação no país, por um decreto que ficou conhecido pelo nome da atriz. Em novembro de 1970 a redação inteira do O Pasquim foi presa depois que o jornal publicou uma sátira do célebre quadro de Dom Pedro às margens do Ipiranga, (de autoria de Pedro Américo). Os militares esperavam que o semanário saísse de circulação e seus leitores perdessem...continua na próxima edição.

O Mestre Gerboni mostra que é bom de bola no Nosso Clube

No dia 15 o Nosso Clube recebeu o mestre Walter Gerboni que encantou à todos com sua “mágicas” na mesa de sinuca. Este simpático senhor de San Justo, Argentina, já foi campeão mundial de malabarismo em sinuca conquistado em 1994 no Canadá. Quando perguntamos quem era melhor Pelé ou Maradona, Gerboni com um sorriso no rosto respondeu Biro-biro...rsrs. Gerboni também desejou a todos os Limeirenses um Feliz Natal e próspero Ano Novo. Contato com Gerboni: (11) 6363 2941 e 7513 4826


photo Roberto Bonomi

Pesquisa aponta UNINTER em primeiro lugar no quesito qualidade entre as maiores instituições de EAD do país

A ABE-EAD – Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância – entidade nacional que representa os estudantes de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) no Brasil, pesquisou 15 mil estudantes das 60 instituições que oferecem graduação e pós-graduação nesta modalidade, afim de avaliar o índice de satisfação destes alunos em relação à qualidade de ensino de cada instituição. O Grupo Educacional UNINTER, por meio da Facinter e da Fatec Internacional, foi apontada como a primeira em qualidade entre as maiores instituições de educação a distância do país (instituições com mais de 10 mil alunos). A avaliação foi acompanhada pelo MEC (Ministério da Educação).
Segundo Ricardo Holz, presidente da ABE-EAD, este tipo de avaliação serve para mostrar a seriedade e qualidade das instituições, aumentando a credibilidade da modalidade para o mercado. “A ABE-EAD compreende a expansão que o ensino superior vem tendo no Brasil nos últimos anos, bem como a explosão da oferta de cursos na modalidade EAD, nem sempre com a qualidade mínima desejada. Por conta disso, em constante busca por uma educação a distância bem estruturada, de alta qualidade acadêmica, socialmente justa, tecnologicamente sustentável e acessível a todos, fizemos este tipo de avaliação”, explica.
Para o Prof. Dr. Benhur Gaio, Pró-Diretor de Educação a Distância do Grupo Educacional UNINTER, a pesquisa promovida pela Associação dos Estudantes em Educação a Distância apresenta resultados significativos para o Grupo UNINTER: “os resultados evidenciam o cuidado que temos com a qualidade de nossos cursos, pois nosso modelo de EaD entrega um livro (físico) ao aluno em cada uma das disciplinas. Também, como nossas aulas são transmitidas ao vivo, ocorrem interações em tempo real entre os docentes e os alunos, fazendo com que eles sintam que nós estamos juntos deles apesar de, fisicamente, estarmos distantes milhares de quilômetros, em alguns casos. Outro aspecto relevante é o elevado nível de formação que nossos alunos recebem, pois, devido às suas características, tais como média de idade em torno de 32 anos e a quase totalidade deles já estar inserida no mercado de trabalho, desenvolvemos um modelo que envolve metodologias de andragogia e heutagogia, princípios de ensino de adultos e de auto aprendizagem”.
O Grupo Educacional UNINTER é pioneiro em oferecer graduação tecnológica a distância e a primeira instituição a dar, em média, 30 livros gratuitos por estudante. Hoje, são mais de 130 mil alunos em todo o Brasil, presentes em aproximadamente 600 cidades brasileiras, o que representa a grande abrangência do UNINTER no país.”

La carrozza de fuoco

por GALILEO UBRICO
(É italiano morador de nossa querida
Limeirinha há muito tempo...)


Buon giorno, amigo limeirense, espero que tutti, se non esteja jóia, esteja ao menos bijuteria con te. Chi non va bene è nostra Limeira. À tarde, io e mia donna, signora Francesca Grassa, ficamos sentado nas poltrona, ma com as televisão tão baixo que noi nem escuta, só me esperando por um acidente na avenida...
Quando noi ouve os estrondo, mia donna se levanta com as energias que non sabia que me tinha e me bota as pantufa na rua. Corre feito Fidípides vindo de Maratona pra me anunciar os acidente: ‘Ma corre, dona Josefa! Che me bateram, che me bateram!’...
As donna me larga as vassoura e as mangueira jorrando pelas calçada e me corre feito ganso pelas rua abaixo. Se me chegam na avenida e non tem nada que non vidro espatifado e uns motorista meio grogue ma de pé, è quello desapontamento... Ma quando as batida è forte, noi traz as cadeira e me fica nas calçada, só vendo os acidentado e os ferro-velho espalhado pelos asfalto enquanto as donna fofoca.
As tarde de acidente são as mais alegre de nostro bairro, perché os morador vêm tutti pras rua e as criança me sai das frente da televisão e me corre feliz pelos canto. Aí, noi fica nas calçada conversando e vendo os movimento até anoitecer. Che Dio abençoe as avenida de questa città.
Per hoje, questo è tutti. Cuidado com as rua, olha intorno, saiba que em terra de limeirense quem tem due olho aberto è rei. Arrivederci, amici.

CAPA outubro 2009 # 60

5 ANOS DE PIU!!

por Roberto Bonomi

editorial #60 outubro de 2009

Maira e Pedro, amores da minha vida! Esta Mãe EXEMPLAR a quem dedico com justiça estes cinco anos de PIU, e este filho são tudo que um homem tem que ter na vida para ser feliz. Agradeço a DEUS por eles, e com todo meu amor peço que sempre os proteja, guarde e ilumine, além de muita saúde e felicidade, alegria, paz e união em nossa família.



Cinco anos de vida! Jornal O PIU completa cinco anos de vida maravilhosos. Queria fazer um agradecimento a Deus, a Essa Energia Boa, por ter nos dado este privilégio de alcançar esta marca, este dia, e também pedir forças e Sua Benção para continuar por muitos e muitos anos este trabalho que só está começando.
Tivemos o prazer de, durante este tempo, conhecer muitas pessoas maravilhosas e grandes seres humanos que contribuíram para que nosso caminho. O primeiro que me vem à mente é o querido amigo Reinaldo Pivetta, que além de ser um dos patrocinadores, nos apóia com sua amizade e sua atitude espirituosa que nos enche de orgulho e satisfação. Obrigado querido amigo Reinaldo por quem você é, e por fazer parte de nossa vida.
Outras pessoas importantes para nosso trabalho são a equipe da Escola Brasil, porque são pessoas que nos ensinam sempre uma lição de simpatia, bom humor e disciplina como a Valéria, o Professor Ray, e o Diretor Senhor Oswaldo. Sua colaboração nos é muito cara, e muito nos honra. Nosso muito obrigado por todo este carinho.
Quando vou a Escola Brasil me sinto bem e o ambiente me faz lembrar os tempos da escola, uma boa escola, uma escola da vida!
Também quero agradecer a Renato Hachich Maluf que vem nos apoiando desde o começo de nosso trabalho. No mundo sem valores em que vivemos hoje, Renato ainda é uma referência para nós, sempre muito educado. Mostra que tem caráter. Gostaria de agradecer sinceramente todo seu apoio e atenção durante todos estes anos de nossa estimada parceria e amizade Caro Renato!
Gostaria de agradecer ao meu Pai, Enrico (in Memoriam). Em nosso começo pretensioso e ousado, Papai me deu muito apoio, e sua aprovação sincera foi o meu maior impulso. Com seu sorriso, eu lembro bem, dizia vai filho, vai meu filho.
Este incentivo não se refere propriamente, e tão somente ao ideal em questão, mas sim de uma mão amiga que quer o bem, o bem de todos, que quer o amor, e todos sabem, estes são nossos ideais.
Muitas pessoas foram importantes, e com certeza vou deixar de citar o nome de várias, num texto que exigiria tempo e cuidado para a elaboração, o que não é o caso. Minha mulher, a mais importante, Maira Bonomi e nosso filho Pedro, Enrico e Lucia Bonomi, Marco Guiselini, Wagner Morente, Toninho Sartori, Marcos Fontana, Paulo Cesar Cavazin, Eudoxia Castro Quiterio, Reinaldo Bastelli, Pedrinho Kühl, Antonio F. dos Santos, Camilo Riani, Moisés de Souza Silveira, Claudio Tosin, Ray Costa, Jurandir Bella, e tantas outras pessoas que foram fundamentais para esta comemoração.
Destas pessoas, quero dedicar estes cinco anos de trabalho a mais importante delas, já citada acima que é a Maira, minha mulher, Mãe do meu filho Pedro. Quero dedicar estes cinco anos de esforços, perseverança e coragem a pessoa que contribuiu de maneira sem igual para a realização de tudo que foi feito. Não é colaboradora do Jornal, é uma colaboradora de muito, muito mais. Umapessoa muito especial para mim, e que com certeza, que fez diferença para o dia de hoje. Meu mais profundo afeto e agradecimento por você Amor, a mulher mais linda do mundo, mais digna, que me apaixonei quando vi. Você sabe disso.
É com a Maira, com todas estas pessoas maravilhosas, que citamos acima e que não citamos, mas estão em nosso coração, é que conseguimos construir este grande sonho virar uma realidade para todos, alcançando neste ano de 2009, trita e três países do mundo em nossas inscrições do V Salão de Humor de Limeira.

HORIZONTE que nesta edição foi MEU AMOR


ZIRALDO VISITA LIMEIRA

TEXTO E PHOTO por ROBERTO BONOMI

Chocante e com muito desembaraço no verbo, o cartunista e escritor (entre outros) Ziraldo faz o público rir no Tetro Vitória em sua primeira visita à Limeira. Com frases de arrepiar como "Como é bom falar mal dos outros, por trás, é claro" ou "Os professores não lêem, 90% não sabe nada..." o publico que se divertiu bastante e parece não entender direito o teor e a importância das críticas feitas, já que a maioria dos presentes era constituída da rede de ensino de nossa cidade.
Diz que ler, escrever e ser cidadão é o mais importante no aprendizado de nossas crianças. Assim continuou, por exemplo, elogiando o nosso Hino Nacional, e dizendo que no Brasil não temos ódios eternos, e que tudo tem solução em nosso país.
Realmente apesar de muitas verdades ditas não sentimos que os artistas de renome no Brasil contribuem de forma edificante para a construção de nossa cidadania. Não têm noção de estrutura em longo prazo, único capaz de reverter a situação do analfabetismo do povo brasileiro e da falta de civismo, contribuindo assim para seu próprio mal estar. Freud explica.
O Jornal O PIU perguntou porque os grandes artistas não usam sua influência em conjunto para um planejamento de melhorias para o futuro do Brasil, já que muito têm esta experiência vivida de dificuldade em seu passado pobre. Ziraldo não foi objetivo em sua resposta....

Ziraldo em palestra no Teatro Vitória faz a plateia rir e solta o verbo para as questões mais críticas de nosso país como "Noventa porcento das pessoas quer comprar pronto. Ainda bem que é assim, podemos fazer algo..." ou "O Brasil não é Oriente Médio que está em guerra há 6 000 anos, não temos ódios eternos. Temos solução para tudo". Utopia ou verdade?? Polêmico como sempre diz "Internauta é um babaca" ou escracha dizendo "A humanidade é feita de idiotas". critica a grande mídia e os personagens das novelas



Capa autografada para o Editor do Jornal O PIU. Quem tem mais de cinquenta anos vai se lembrar dela na páginas de O PASQUIM do qual Ziraldo é um dos fundadores

DO MUNDO

"Oh Pai, perdoai-os. Eles não sabem o que fazem".
Lucas 23:34



PAULO CESAR CAVAZIN

Impropério, de tanto que ainda exista,
não há como xingar o horror que encerra...
Se os escabrosos palavrões da terra
são débeis para o instinto armamentista...
No mundo, não há artista a querer guerra,
se foge até a palavra ao que é artista.
Se a arte não traduz o anormal que erra.
Se em cinzas, a Poesia nos contrista.
Piedade, não há mais ao mundo inculto,
nem mesmo à tal nação que sobressai!...
Já não pede Jesus o antigo indulto,
mas sua flama é veemente e pela Paz:
— Que se extinga a violência!... Porque, ó Pai,
já sabe, cada qual, o mal que faz!...

No aniversário do Jornal O PIU de cinco anos tivemos a benção deste raio dos céus para recarregar nossas energias! Assim teremos forças para continuar nossa luta em favor das artes e da cultura. Queria agradecer a todos e também nosso amigo Wirtu que ajudou a capturar esta imagem que o leitor agora vê ao lado

por Roberto Bonomi

MÃE RAINHA

EUDOXIA CASTRO QUITERIO

Nossa Senhora Mãe de Cristo,
Que quando criança, O acompanhou.
Nós, que pequeninos sempre seremos,
De Vossa proteção sempre precisaremos!
Mãe Rainha, minha Mãe,
Mãe de Cristo,
Mãe de toda humanidade,
De nós tenhais piedade.
Mãe Rainha que em todo universo espargis luz.
Luz da paz, da bondade, do amor, de esperanças mil,
Nossa Senhora Padroeira do Brasil,
Maria querida, Mãe de Jesus.
Com Vosso sorriso santo, alegrai nossos dias.
Com Vossa sabedoria ensinai-nos a amar, a perdoar!
Com Vossas mãos apontai o caminho a seguir,
Para as bênçãos de DEUS conseguir!
Mãe Rainha esperança,
Sorriso, bonança, caridade e esplendor,
Justiça, amparo e amor, Mãe Rainha,
Esperança da humanidade que à procura de paz caminha
Virgem Maria,
Rainha da Sagrada Família,
Ajudai-nos para que façamos um templo do nosso lar
E nele uma família linda abrigar!
Nossa Senhora Mãe Rainha que nos quereis bem,
Velai pelos que precisam de saúde e trabalho.
Dai Amor, Dignidade e Fé aos que não têm e com isto
Todos sejamos dignos das promessas de Cristo!

CACIQUE

DIRETO DA NET [1/3]

Em 1855, o cacique Sesttle, da tribo Suquamishi, do Estado de Washington, enviou uma carta ao Presidente dos Estados Unidos, France Pierce, depois de o Governo haver dado a entender que pretendia comprar o território ocupado por aqueles índios. Faz mais de 150 anos, mas o desabafo do cacique tem uma incrível atualidade. A Carta:
"Como podeis comprar ou vender o céu, a tepidez do chão? A idéia não tem sentido para nós.
Se não possuímos o frescor do ar ou o brilho da água, como podereis comprá-los? Qualquer parte desta terra é sagrada para meu povo. Qualquer folha de pinheiro, qualquer praia, a neblina dos bosques sombrios, o brilhante e zumbidor inseto, tudo é sagrado na memória e na experiência do meu povo. A seiva que percorre o interior das árvores leva em si as memórias do homem vermelho.
Os mortos do homem branco esquecem a terra de seu nascimento, quando vão pervagar entre as estrelas. Nossos mortos jamais esquecem esta terra maravilhosa, pois ela é a mãe do homem vermelho. Somos parte da terra e ela é parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs, os gamos, os cavalos, a majestosa águia, todos nossos irmãos. Os picos rochosos, a fragrância dos bosques, a energia vital do pônei e do homem, tudo pertence a uma só família.
Assim, quando o grande chefe em Washington manda dizer que deseja comprar nossas terras, ele está pedindo muito de nós. O grande chefe manda dizer que nos reservará um sítio onde possamos viver confortavelmente por nós mesmos. Ele será nosso pai e nós seremos seus filhos. Se é assim, vamos considerar sua proposta sobre a compra de nossa terra. Mas tal compra não será fácil, já que essa terra é sagrada para nós.
A límpida água que percorre os regatos e os rios não é apenas água, mas o sangue de nossos ancestrais. Se vos vendermos a terra, tereis de lembrar a nossos filhos que ela é sagrada, e que qualquer reflexo espectral sobre a superfície dos lagos evoca eventos e frases da vida de meu povo. O marulhar das águas é a voz dos nossos ancestrais.
Os rios são nossos irmãos, eles nos saciam a sede. Levam as nossas canoas e alimentam nossas crianças. Se vendermos nossa terra a vós, deveis vos lembrar e ensinar nossas crianças, que os rios são nossos irmãos, vossos irmãos também, e deveis a partir de então dispensar aos rios a mesma espécie de afeição que dispensais a um irmão.
Nós mesmos sabemos que o homem branco não entende nosso modo de ser. Para ele um pedaço...

La Corta Coltura

por GALILEO UBRICO
(É italiano morador de nossa querida
Limeirinha há muito tempo...)


Buon giorno, amigo limeirense, espero que tutti, se non esteja jóia, esteja ao menos bijuteria con te. Chi non va bene è nostra Limeira, perché me falta cultura in questa città... Qui, os único debate que me acontece é os de mesa de boteco, e a moderadora, nos caso, é as cerveja ou as pinga.
Arte teatral em Limeira só mesmo a dos louco que me berra a Santa Bíblia nas praça. E como noi non tem ópera, noi se contentemo com os berro de peão no cio (ma, ainda hoje, io non entendo como os homi me conquista as vaca com quelle mugido esganiçado).
Já os único museu com história relevante in Limeira son os velho que me fica sentado nos banco das praça vendo os movimento passar. Eles funciona nos domingo, das oito às dezesseis hora.
Se visse quella pintura de Dom Pedro I, quella em que ele me monta um cavalo às beira do rio Ipiranga, o limeirense me perguntaria de que festa do peão era quella foto...
Perché as gente de questa città me usa cabresto: quando me olha além dos próprio umbigo, os limeirense non me enxerga mais do que os próprio cazzo, capisce?
Per hoje, questo è tutti. Cuidado com as rua, olha intorno, saiba que em terra de limeirense quem tem due olho aberto è rei. E attenzione, perché nem tutti que reluz è apenas jóia folheada. Arivederci, amici.
"MUITAS VEZES ME PARECE QUE O IDEALISTA DE HOJE É O DÉSPOTA DE AMANHÃ"
R.B.

O Pasquim [1/4]

O Pasquim foi um semanário brasileiro editado no Rio de Janeiro de 1969 a 1991, reconhecido por seu papel de oposição ao regime militar.
De uma tiragem inicial de 20 mil exemplares, que a princípio parecia exagerada, o semanário (que sempre se definia como um hebdomadário) atingiu a marca de mais de 200 mil em seu auge, em meados dos anos 70, se tornando um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro.
A princípio uma publicação comportamental (falava sobre sexo, drogas, feminismo e divórcio, entre outros) o Pasquim foi se tornando mais politizado a medida que aumentava a repressão da ditadura, principalmente após a promulgação do repressivo ato AI-5. O Pasquim passou então a ser porta-voz da indignação social brasileira.
O projeto nasceu no fim de 1968 após uma reunião entre o cartunista Jaguar e os jornalistas Tarso de Castro e Sérgio Cabral; o trio buscava uma opção para substituir o tablóide humorístico A carapuça, de Sérgio Porto (que acabara de falecer).
O nome Pasquim, que significa "jornal difamador, folheto injurioso", foi sugestão de Jaguar; "terão de inventar outros nomes para nos xingar", disse ele, já prevendo as críticas das quais seriam alvo.
Continua na próxima edição.

QUADRINHOS outubro de 2009


CAPA setembro 2009 # 59

Desenho escolhido para a capa de setembro de 2009 por Mano Head (Fabrício Rodrigues Garcia) que foi premiado como MELHOR CARICATURA do V SALÃO DE HUMOR DE LIMEIRA

Abaixo arte final para a publicação do Jornal O PIU #59

VALEU Mano Head!!!!!

editorial SET 2009

by doddy

Parabéns!!!!!!!!

Parabéns Limeira pelos seus 183 anos de vida. Continue nos dando força para trabalhar em prol da sua Cultura e do do seu Lazer. Obrigado por tudo querida Limeira!!

PUBLICAÇÃO DE set 2009 COM DESENHOS CLASSIFICADOS DO V SALÃO DE HUMOR DE LIMEIRA


WORDS WRITTEN ABOVE ON PAGE 3 OF THE JORNAL O PIU, PUBLISHED ON SET 2009

THIS ARE THE NAMES OF THE PEOPLE WHO MADE THE V HUMOR HALL OF LIMEIRA
THE SUCCESS THAT IT WAS. I DID INSIST ON TO PUBLISH THE NAMES, TRYING TO FIRST OF ALL, AS A REVERANCE TO ALL OF THEN, AND TO THANK ALL THIS VERY IMPORTANT PEOPLE TO ME, TO MY LIFE. SECOND TO REGISTER IN THE PAGES OF JORNAL O PIU, WHO MADE IT HAPPEN THIS EVENT, TO SHOW THEN THAT WE ARE REALY GREATFULL FOR THEIR ATTENTION AND THEIR PARTICIPATION. WE FOUND IN THIS PEOPLE, OUR WORLD, OUR LANGUAGE. THEY CAN LIVE IN MANY LANDS, BUT ALL CAME FROM THE SAME PLACE. THEY CAN LIVE UP TO THE NORTH, OR IN TO THE SOUTH, BUT THEY SPEAK THE SAME THINKS, AND BESIDES THEY WATCH EVERY DAY SUCH A DISTINCT HORIZONS, THEY ARE HUMANISTS AND AUTHORS OF THE BOOK OF ART OF THE WORLD AND OF OUR LIFES. THEY ARE ARTISTS. NOTHING WOULD BE MORE PLEASANT AND ENJOYABLE TO PAY THIS TRIBUTE ON THE "V" AS A VICTORY. THANK YOU VERY MUCH FOR THIS HUGE HONOR.
(AND THEN FOLOW THE NAMES OF ALL THE ARTISTS WHO PARTICIPATE OF THE V HALL OF HUMOR OF LIMEIRA, SÃO PAULO, BRASIL)



ESTES SÃO OS NOMES DAS PESSOAS, QUE FIZERAM O V SALÃO DE HUMOR DE LIMEIRA O SUCESSO QUE FOI. FIZ QUESTÃO DE PUBLICAR OS NOMES NUMA TENTATIVA PRIMEIRO DE AGRADECIMENTO, E SEGUNDO PARA REGISTRAR NESTAS PÁGINAS DO JORNAL O PIU, REALIZADOR DO EVENTO, NOSSO AGRADECIMENTO E NOSSA GRATIDÃO. ENCONTRAMOS AQUI, NESTAS PESSOAS, NOSSO MUNDO, NOSSA LINGUAGEM. ELAS PODEM HABITAR TERRAS DISTINTAS, MAS VEM DO MESMO LUGAR, ELAS PODEM VIVER NO NORTE OU NO SUL, MAS FALAM O MESMO IDIOMA, E APESAR DE TEREM HORIZONTES TÃO DISTINTOS, SÃO HUMANISTAS E AUTORES DO LIVRO DA ARTE DO MUNDO E DE NOSSAS VIDAS. SÃO ARTISTAS. NADA SERIA MAIS JUSTO QUE ESTA HOMENAGEM NO “V” DE VITÓRIA. OBRIGADO A TODOS VOCÊS POR ESTA IMENSA HONRA, Roberto Bonomi. Ray Costa - Fabrício Rodrigues Garcia_BRASIL - Vladimir Kavanevsky_UCRÂNIA - Luiz Carlos Balek_BRASIL - Nubia Estela Strasbach_BRASIL - Aline Cristina Faustino_BRASIL - Felipe Vieira Gonçalves_BRASIL - Carlos Cunha_BRASIL - Marcio Roberto Marchini_BRASIL - Gu Wan Fa_CHINA - Amin Famil Baguestani_IRÃ - H. Beas_ARGENTINA - HamidReza Davoodi_IRÂ - Clayton Rabelo_BRASIL - Mina Khalife Zade_IRÃ - Rahim Baggala Asghari_IRÃ - Shiva Zamani_IRÃ - Hotan Mohammad Khani_IRÃ - Filipe José Diniz Caldas_BRASIL - Osman Olcay Boyaci_TURQUIA - Jose Luis Dominguez_ARGENTINA - Danilo Cesar Pugina_BRASIL - Jovan Prokoplejevic_SÉRVIA - Valdeni Ricardo da Anunciação_BRASIL - Rose Almeida_BRASIL - Sérgio Gonçalves Brito_BRASIL - Valdecio Cesar de Andrade_BRASIL - U Han Kyi_MYAMAR - Alexandre Rodrigues de Mendonça_BRASIL - Fábio Coutinho_BRASIL - Ariel Silva_BRASIL - Fabiano Carriedo Elras_BRASIL - Mauro Souza_BRASIL - Luis Celso Martins de Camargo_BRASIL - Matheus Henrique dos Santos Camargo_BRASIL - Guilherme dos Santos Camargo_BRASIL - Fernando Pimentel_BRASIL - André Marangoni_BRASIL - Paulo Vilanova_BRASIL - Camila Gonçalves de Oliveira_BRASIL - Iris Regina Gomes Antonio_BRASIL - Marcos Lasmar Noel_BRASIL - Sun BaoXin_CHINA - Floreal Andrade_BRASIL - Jia Rui Jun_CHINA - Mohsen Zarifiani_IRÃ - Javad Jafarian_ IRÃ - Arístides Esteban Hernández Guerrero_CUBA - Vladimir Kazanevsky_UCRÂNIA - Alireza Pakdel_IRÃ - Milenko Kosanovic_SÉRVIA - Mileta Miloradovic_SÉRVIA - Mohsen Jafari _IRÃ - Uros Maksimovic_SÉRVIA - Aleksandar Petrikanovic_SÉRVIA - Heru Kurnianto_INDONÉSIA - Sus Anto_INDONÉSIA - Milenko Kosanovic_SÉRVIA - Sachin Modgekar_INDIA - Hassan Karimzadeh_IRÃ - Arsen Dizo_ARMÊNIA - Antonio Amancio de Oliveira Filho_BRASIL - Fredy Martinez Hernandez Villamil_CUBA - Abedin Mohammadi_IRÃ - Ebrahim Ghadrdan_IRÃ - Alex Rubituci_BRASIL - Bohumil Novák_ESLOVÁQUIA - Jhonathan Cesarius Rezende de Souza Reis_BRASIL - Jose Polo_EUA - Joacir Dias Xavier_BRASIL - Mohammad Ali Khalaji _IRÃ - Sandro Pereira de Melo_BRASIL - Zhao Yunsheng Hi_CHINA - Kasra Abasabadi_IRÃ - Figen Cem Koc_TURQUIA - Ivan Mola _BRASIL - Márcio Diemer_BRASIL - Derek Easterby_ALEMANHA - Rafa Camargo_BRASIL - Li Ying Chuan_CHINA - Makhmud Eshonqulov_USBEQUISTÃO - Fakhredin Dostmohamad_IRÃ - Erdogan Basol_TURQUIA - Silvano Gonçalves de Melo_BRASIL - Jesús Francisco Carreño Rodriguez_ESPANHÃ - Dwi Sakti Nugroho_INDONÉSIA - Muammer Kotbas_TURQUIA - Cai You_CHINA - HamidReza Davoodi_IRÃ - Aleksandar Krzavac_SÉRVIA - Amin Famil Baghstani_IRÃ - Nikolay Chernyshev_RUSSIA - Vasiliy Alexandrov_RUSSIA -Agê_BRASIL - Jivko Tabakov_BULGÁRIA - Saeed Sadeghi_IRÃ - Rabia AL Aridi_SÍRIA - René Bouschet_FRANÇA - Kaiyu Sun_EUA - Tawan Chuntra_TAILÂNDIA - Mihai Danielescu_ROMÊNIA - Daniel Mendes_BRASIL - Wesam Khalil_EGITO - Wang Rui Sheng_CHINA - Michael Mayevsky_UCRÂNIA - Doddy Iswahyudi_INDONÉSIA - Jose Luis Dominguez_ ARGENTINA - Mohammad Saleh Razm Hosseini_IRÃ - Zhao Yunshenghi_CHINA - Martina Schreiner_BRASIL - Musa Gumus_TURQUIA - Wei Zhang_CHINA - Axinte Doru_ ROMÊNIA - Angel Boligán Corbo_MÉXICO - Sándor Mulaj_HUNGRIA - Valeri Kurtu_ALEMANHA - Severin Siknanja_SÉRVIA - Biratan Porto_BRASIL - Antoni Ribeiro Martins _BRASIL - Angel Cana_ROMÊNIA - Elvis Israel_BRASIL - Guo Zhong_CHINA - José Miguel Pires Junior_BRASIL - Darko Drljevic_MONTENEGRO - Jordan Pop-Iliev_MACEDÔNIA - Hamed Bazrafkan_IRÃ - Valery Aleksandrov_BULGÁRIA - Lex Franco_BRASIL - Maryam Rezaie Nardin_IRÃ - Elcio Prado_BRASIL - Kotrha Lubomir_ESLOVÁQUIA - Huey Nguyenhuu_EUA - Athanassios Efthimiadis_GRÉCIA - EkoWahyu Widiyanto_INDONÉSIA - Marcelo Rampazzo_BRASIL - Yang Xiaobo_CHINA - Qiang Hou Xiao_CHINA - Tjeerd Royaards_HOLANDA - Michael Tetievski_ISRAEL - Carlo Maino_ITÁLIA - Douglas de Souza Vieira_BRASIL - Malatesh Garadimani_ÍNDIA - Dragan Stojanovic_SÉRVIA - Ronaldo Cunha Dias_BRASIL - Paulo Emmanuel Cunha da Silva_BRASIL - Mahmood Mohammad Tabrizi_IRÃ - Jorge Inácio_BRASIL - José André Botteon_BRASIL - Naser Barfarazi_IRÃ - Ali Alsaadi_IRAQUE - Jorge Adão_BRASIL - Marcos Noel_BRASIL - Ehsan Cheraghi_IRÃ - Tony Wahyu Wicaksono_INDONÉSIA - Novica Kocic_SÉRVIA - Nicolai Malov_RUSSIA - Augusto Gomes de Oliveira Filho_BRASIL - Rodrigo Azevedo Silva _BRASIL - Geraldo Magela_BRASIL - Diogo D’Auriol Almeida_BRASIL - Jonas Lenkutis_LITUANIA - Chintami Ricci_INDONÉSIA - Markhaban Mursyid_INDONÉSIA - Sagar Shirguppi_INDIA - BG Sreedhhar_INDIA - Parisa Yosfi_IRÃ - Gheorghe Matei _ROMÊNIA - Jean Pires de Oliveira_BRASIL - Felipe Lima_BRASIL - Izidro_BRASIL - Nilo Roberto_BRASIL - Luiz Fernando Cazo_BRASIL - Sohrab Kheiri_IRÃ - Jovan Prokopljevic_SÉRVIA - Elyas Rashidi_IRÃ - João Zero_BRASIL - Rodrigo César Godinho_BRASIL - Wenes Caetano Marques_BRASIL - Moisés de Macedo Coutinho_BRASIL



















QUADRINHOS &

1 Ray Costa com André Luís de Francesco que exibe sua nova caricatura por Ray

3 Ray Costa , Roberto Bonomi, o convidado de honra Mattias do Rio de Janeiro, André L. de Francesco e Enzo

4 Siddhartha Carneiro Leão exibe sua caricatura presenteada pelo Jornal O PIU e artista convidado presente





5 Dú (Eduardo Gardinal) e Ray Costa com os troféus do V Salão de Humor de Limeira, direto do forno




6 Ray Costa mostra umas das obras que mais gostou





7 Rodrigo Contin da Perfil.Com faz os útimos ajustes no troféu do V Salão





8 Ray Costa em produção de Mattias




9 Ray, Mattias e Enzo




10 Os Troféus O PIU prontinhos






12 André Luis e Gardinalli, queridos parceiros




13 Mattias risca e rabisaca com o logo do PIU