Depois de duas décadas de parceria com o poder público e apoio nunca reajustado, e mesmo sendo reconhecido por lei municipal, o Salão Internacional do Humor de Limeira segue em 2025 com exposição virtual e sem apoio institucional.
Ainda assim, após reunir mais de 400 artistas de todo o mundo no 20º SIHL em 2024, a Editora O PIU segue com a proposta devido ao precioso apoio de toda a classe artística neste momento.
Com amor, esforço, continuidade e objetividade, vamos realizar o 21º Salão 2025. Vamos produzir, mesmo com recursos limitados, os troféus que celebram a liberdade, o traço, o riso e o espírito crítico e tambem os certificados digitais para nossos artistas premiados.
Este ano, também apresentamos temas ampliados, com mais liberdade poética, crítica e gráfica, um convite para que artistas explorem o mundo com reflexão e inteligência visual. Nosso agradecimento a Mohsen Jafari – IRÃ pelo desenho de nosso cartaz e também como forma de homenagem aos cartunistas iranianos pelo grande apoio que nos prestaram nestes últimos 20 anos.
Estamos em busca de patrocinadores e apoiadores que compreendam a importância deste evento internacional de arte e liberdade. Por favor entrem em contato caso possam nos apoiar a produção e premiação de nossos artistas.
Em muito breve os certificados dos premiados serão enviados para os respectivos artistas premiados de 2024. Agradecemos a todos pelo apoio e participação. Que Deus Pai abençoe a todos os envolvidos nestes últimos 21 anos de sucesso, parceria, Arte e muito Humor. Que Deus abençoes o 21º SALÃO INTERNACIONAL DO HUMOR DE LIMEIRA 2025 e todos os seus participantes, trazendo mais uma vez a vitrine da vida para nosso contentamento.
Um grande abraço fraternal a todos com muita gratidão,
Roberto Bonomi
_________________________________________________
21º SALÃO INTERNACIONAL DO HUMOR DE LIMEIRA 2025
Inscrições até 30 de agosto Estão convidados a participar todos os artistas que desenham a mão livre e técnicas digitais, com temática livre. As inscrições são gratuitas. Os participantes devem inscrever-se com trabalhos de sua própria autoria, no formato JPEG, tamanho mínimo A4 (21 x 29,7cm) até o tamanho máximo A3 (29,7 x 42cm) com 300dpi. Arquivos e inscrições enviados em outros formatos ou através de links não serão aceitos.Todos os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail: piuhumor@hotmail.com, com apenas um e-mail enviado por artista participante, com todas as obras necessariamente ORIGINAIS E INÉDITAS, e ficha de inscrição oficial devidamente preenchida. O encerramento das inscrições ocorrerá no dia 30 de agosto de 2025. CASO O REGULMENTO NÃO SEJA RESPEITADO NA ÍNTEGRA OS DESENHOS NÃO PODERÃO SER SELECIONADOS E PREMIADOS.
PREMIAÇÃO
CARICATURA (Ganha Certificado Digital + Troféu)
CARTUM (Ganha Certificado Digital + Troféu)
CHARGE (Ganha Certificado Digital + Troféu)
QUADRINHOS (Ganha Certificado Digital + Troféu)
OBS: Podem ser enviados até 3 trabalhos para cada uma das 4 (quatro) categorias, totalizando no máximo 12 obras enviadas em um único e-mail por artista.
TEMAS SUGERIDOS
1.“Seu Poder, Sua História” (Mulheres)
2.“Azul é o Novo Verde” (Natureza, Água e Meio Ambiente)
3.“Desculpe, sou apenas uma IA” (Tecnologia, IA e o Futuro Humano)
4.“Erros do Sistema” (Falhas cotidianas, Mensagens de Erro)
5.“Rindo Sob Pressão” (Saúde Mental e Sociedade)
6.“A Ilusão do Planeta B” (Out-of-this-World: Espaço, Ficção Científica e Fuga, Política)
7.“O Algoritmo do Gosto” (Cultura, Tendências e Memes)
Para os premiados em cada uma das 4 (quatro) Categorias - CARICATURA, CARTUM, CHARGE e QUADRINHOS - Teremos Certificados Digitais para os 4 (quatro) artistas premiados selecionados por nossa Comissão Julgadora que serão enviados pelo e-mail. Os 4 (quatro) Troféus pertinentes a cada categoria serão enviados pelo correio. Além dos premiados, contemplaremos mais 10 (dez) artistas com Menções Honrosas que receberão Certificados Digitais enviados pelo e-mail. Os selecionados e premiados serão anunciados e divulgados em nosso Blog e Facebook, até outubro de 2025.
EXPOSIÇÃO
Os 100 trabalhos selecionados serão expostos em nossa exposição virtual permanente no blog da “Editora O PIU” - www.jornalopiu.blospot.com.
Todos os trabalhos inscritos serão considerados aquisitivos pela “Editora O PIU”. A posse, utilização e quaisquer outros direitos sobre esses trabalhos passarão a pertencer a “Editora O PIU”, que se reserva o direito de fazer deles o uso que lhe aprouver. A simples inscrição configura automática e plena concordância do participante com este Regulamento.
FICHA DE INSCRIÇÃO
APPLICATION FORM
01 - Primeiro Nome/ Name:
02 - Sobrenome/ Surname:
03 - Data de Nascimento/ Birthday (day/month/ year):
04 - Endereço (Rua e nº) / Street number and address:
05 - Bairro/ Quarter:
06 - Cidade/ City:
07 - Estado/ State (or province, region):
08 - País/ Country:
09 - CEP/ Zip Code:
10 - E-mail/ E-mail address:
11 - Nº de trabalhos inscritos/ Number of submitted works:
12 - Data da inscrição/ Application date:
__________________________________________________
SUGESTÃO AMPLIADA DE TEMAS PARA CRIACAO DAS OBRAS
1. “Seu Poder, Sua História” (Mulheres)De movimentos globais por equidade e representação de gênero, este tema convida artistas a refletir sobre a evolução do poder, das lutas e dos triunfos das mulheres. Trata-se de resgatar narrativas — com inteligência e graça. “Seu Lado da História” Destaque para as vozes, o poder e a resistência diária das mulheres. Foco: Igualdade de gênero, maternidade e a genialidade feminina cotidiana.
2. “Azul é o Novo Verde” (Natureza, Água e Meio Ambiente)Foco na crise hídrica do planeta, na elevação do nível dos mares, na poluição e mudanças climáticas. O humor aqui pode ser um paradoxo poderoso lúdico, porém urgente. “A Última Gota” Escassez de água, inundações, mares de plástico, o grito de socorro da natureza. Foco: Humor ambiental e soluções ecológicas.
3. “Desculpe, sou apenas uma IA” (Tecnologia, IA e o Futuro Humano)De deepfakes a ChatGPT e cães-robôs dançando no YouTube, a humanidade se pergunta: oque nos torna humanos quando as máquinas começam a fazer tudo?
"404: Humanidade Não Encontrada" A falha da vida moderna, IA, desconexão, dependência tecnológica. Foco: Vício em mídias sociais, algoritmos absurdos, empatia perdida e inteligência artificial superando o senso comum.
4. “Erros de Sistema”Vivemos cercados por falhas — umas tecnológicas, outras humanas, muitas sociais.São notificações inúteis, travamentos emocionais, senhas esquecidas, bugs de comportamento, ideias que não carregam e conexões que caem… com ou sem wi-fi. No meio de tantos sistemas — operacionais, institucionais, mentais — o humor pode ser o antivírus ou o próprio glitch revelador. Foco: Falhas cotidianas, mensagens de erro, travamentos modernos e a ironia de viver em um mundo que exige desempenho constante… mesmo com o sistema falhando. O que resta quando tudo trava? Rir pode ser o único comando que ainda funciona.
5. “Rindo Sob Pressão” (Saúde Mental e Sociedade)
O mundo pós-pandemia trouxe a saúde mental para os holofotes. Este tema convida a reflexões sobre Burnout, cultura terapêutica, com leveza e profundidade. “Rindo Durante o Colapso” Estresse, terapia, sobrevivência emocional e a ironia da sanidade moderna. Foco: Tendências de autoajuda, ansiedade no trabalho, clichês da terapia e lutas silenciosas.
6. “A Ilusão do Planeta B” (Out-of-this-World: Espaço, Ficção Científica e Fuga, Política)Sejam bilionários e políticos correndo para o espaço ou fantasias de recomeçar em Marte, este tema satiriza o desejo da humanidade de escapar dos nossos problemas olhando para cima, em vez de para dentro, e a má liderança dos políticos para harmonizar a vida sob seu comando. “Ops, votei de Novo” Democracia, desinformação e o circo da política. Foco: Absurdos políticos, populismo, Fake News, manipulação, e o que acontece quando o palhaço vence.
7. “O Algoritmo do Gosto” (Cultura, Tendências e fixação em Memes)O que é arte, o que é conteúdo e o que é apenas uma tendência do TikTok? "O bom senso abandonou o Grupo de Bate-papo" Foco: Artistas podem brincar com as linhas tênues entre alta e baixa cultura, real e falso, rápido e atemporal.